CEA 307 CB.10 Triathlon

Prof. Cláudio Pinto de Barros, Dr.

Descrição

A aeronave CEA-306 CB-10 "Triathlon" é um avião biplace, lado a lado, monoplano, asa baixa, cauda convencional, trem de pouso escamoteável, triciclo, monomotor, com o conjunto motopropulsor instalado no nariz da fuselagem. O motor a ser utilizado será de 115HP de potência, podendo ser o Rotax 914, Lycoming O-235 ou Jabiru 3300. A hélice será tri-pá, ajustável no solo. Há previsão de uso de outras opções de motor, de mesma faixa de potência, bem como de hélices de passo controlável em vôo. A asa é monologarina, em caixão, executada em madeira, com dupla caixa de torção em materiais compostos. As nervuras serão em madeira. A fuselagem é construída com tensores e cavernas de madeira com revestimento de fibra-de-vidro, sobre casca de espuma rígida. As empenagens são constituídas de longarinas e nervuras de madeira, e revestimento de fibra-de-vidro e espuma rígida. O trem de pouso triciclo escamoteável, é executado em tubos de aço SAE 4130 com amortecimento via molas helicoidais.

Novidade! - As plantas para construção da aeronave CB.10 Triathlon estão disponíveis para interessados em construir esta aeronave. Todos os desenhos, de conjunto e de detalhamento, são confeccionados em sistema CAD, com alto padrão de qualidade(veja exemplos abaixo). Os interessados devem entrar em contato com o Prof. Cláudio Barros para maiores informações.

 

Novidade! - Voou o CB-10! É com grande satisfação que comunicamos o primeiro vôo do CB-10 Triathlon construído pelo Sr. Celso Calegari em Monte-Alto - SP, 80Km de Ribeirão Preto. O Sr. Celso Calegari, depois de 1 anos e meio de trabalho, foi o primeiro particular a construir e voar uma aeronave projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG. Nesta semana o Prof. Cláudio Barros, visitou o Sr. Celso Calegari e voou no CB-10 Triathlon. confira o relato do Prof. Cláudio e algumas fotos da aeronave.

 

Novidade! - A apresentação do CB.10 Triathlon construído pelo Sr. Celso Calegari na Expo Aero Brasil em Araras foi um grande sucesso. O jornalista americano Howard Levi, correspondentes de várias revistas especialisadas, ficou bastante impressionado com a aeronave comentando que o CB.10 foi um dos poucos novos acontecimentos da industria de aeronaves leves brasileira. Confira aqui mais algumas fotos desta aeronave.

 

Dados Técnicos

 

Envergadura 7.5 m Carga alar 70 kgf/m2
Comprimento 6.27 m Velocidade de cruzeiro 290 km/h
Área Alar 8.66 m2 Velocidade de estol 83 km/h
Alongamento 6.41 Razão de Subida 9 m/s
Peso Vazio 360 kgf Dist. Decolagem 200 m
Peso Total 610 kgf Dist. Pouso 155 m

 

Imagens

 

 

Exemplos das plantas

 

Três Vistas

Sistema de Trem de Pouso Principal

Garfo da Bequilha