O Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1975, oferece aos seus alunos do curso de Graduação em Engenharia Mecânica a opção da ênfase em Engenharia Aeronáutica. Com esta opção, os alunos aprovados em todas as disciplinas oferecidas na ênfase obterão o título de Engenheiro Mecânico Aeronáutico, podendo exercer todas as funções atribuídas, pelo Conselho Federal de Engenharia à este tipo de engenheiro. Atualmente a UFMG é, ao lado do ITA e da USP-São Carlos, uma das três universidades no Brasil apta a formar este tipo de engenheiro.
Desde de sua criação este curso já formou mais de 250 engenheiros dos quais a maior parte se encontra trabalhando na Embraer e em empresas de transporte aéreo no Brasil.
O Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (CEA) tem a função reunir e apoiar todas as atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelos professores e alunos da ênfase em Engenharia Aeronáutica da UFMG. Dentre estas atividades, uma destaca o CEA e o Curso de Engenharia Aeronáutica da UFMG dos outros cursos brasileiros, o desenvolvimento e operação de protótipos de aeronaves.
Atualmente já são 5 protótipos completamente desenvolvidos no CEA. Esta prática, aconselhada por diversos projetistas e adotada ha anos nas universidades alemãs, apresenta diversas vantagens no ensino da engenharia: criatividade de projeto, capacidade de concretização de idéias, prática no gerenciamento de recursos, ligação entre o projeto e a construção, trabalhos em equipe, responsabilidade no trabalho dentre diversas outras capacidades que podem ser exploradas neste ramo da engenharia.