Projeto Estrutural da Fuselagem da Aeronave CEA309

Guilherme Antunes Silva

Luiz Augusto Tavares de Vargas

Eng. MSc. Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira

Descrição

O projeto CEA309,  trata-se de uma aeronave de acrobacia ilimitada, monoplace, monoplana, com motorização de 200hp e fatores de carga limites de +10g/-10g. O principal objetivo deste trabalho é a determinação das bitolas (diâmetro e espessura de parede) dos tubos a serem utilizados, que inicialmente se encontravam todos com as mesmas dimensões, levando em consideração os aspectos de resistência e de rigidez da estrutura. Os tubos devem responder as solicitações impostas pelos carregamentos previstos em projeto de forma a manter os níveis de tensão dentro de faixas admissíveis e conservando, também, a estabilidade no que se diz respeito a flambagem.

 

Metodologia

Todos os cálculos estão sendo efetuados através de um programa comercial de elementos finitos. As cargas aplicadas se dividem em: i) cargas na parte anterior da aeronave, a saber: cargas dos berços do motor, cargas do trem de pouso e cargas de inércia e ii) cargas na parte anterior da aeronave, a saber: cargas das empenagens e cargas de inércia. Através do programa é possível analisar os níveis de tensão (compressão, tração e cisalhamento) em cada região dos tubos e modificar essa distribuição de tensão pela manipulação das áreas das seções transversais (variando-se a espessura da parede do tubo e/ou o seu diâmetro). De forma a manter a estabilidade do tubo, quando esse é submetido a esforços de compressão elevados, deve-se aumentar a inércia do tubo, o que pode ser obtido com o aumento do seu diâmetro.

 

Imagens

 

 

Conclusões

Os cálculos foram finalizados e a fuselagem da aeronave já se encontra construída.

 

Bibliografia

Oliveira, P.H.I.A., 2001, Projeto CEA-309, Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG, Belo Horizonte.