Pitts S-1S PT-ZUH
Eng. MSc. Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira
Prof. MSc. Rogério Pinto Ribeiro
Bruno Miranda Maschtakow
Carlos Eduardo Coimbra
Leonardo de Pádua Andrade
Philipi Schettino
Luciano Saraiva
Ramon de Oliveira Nunes
Descrição
A aeronave Pitts S-1S PT-ZUH vem sendo utilizada pelo Cmte. Gunar Armin em competições de acrobacia por todo Brasil. Com esta aeronave o Cmte. Gunar obteve os títulos de campeão brasileiro da categoria avançada nos anos de 2000 e 2002. Com a intenção de melhorar o desempenho acrobático de sua aeronave o Cmte. Gunar contratou o Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG para a modificação dos ailerons de sua aeronave para o modelo projetos pelo Eng. Curtis Pitts para as aeronave Pitts S-1SS. Este novo modelo de aileron possui um bordo de ataque elíptico e uma maior razão de balanceamento o que aumento a sua eficiência de rolamento. Além desta diferença de forma, o novo aileron se estende até a ponta da asa. Assim, a forma em planta da asa que era circular passa a ser quadrada na parte posterior da asa.
Metodologia
Todas as modificações estão sendo efetuadas de acordo com as plantas da aeronave Pitts S-1SS, evitando assim problemas posteriores no funcionamento dos novos ailerons. Os novos ailerons foram fabricados em madeira freijó com revestimento de contraplacado de Brinch. As ferragens de comando foram fabricadas com chapa de aço 4130 e tubos desta mesma liga. As asas inferiores serão completamente re-enteladas, pois a idade da tela existem já era elevada. A entelagem da asa superior foi removida apenas nas pontas, viabilizando as modificações necessárias. Nas pontas dos ailerons forma instaladas charneiras adicionais de forma a prevenir a ocorrência de flutter de flexão das pontas dos ailerons.
Imagens
Conclusões
A razão de rolamento final da aeronave foi alterada para cerca de 210°/seg (medida na Va). Os spades dos ailerons puderam ser eliminados sem aumentar o peso do comando, fato que diminuiu bastante o arrasto da aeronave. Várias manobras que eram de difícil execução se tornaram agora naturais para esta aeronave, como por exemplo: 4/8 de um roll na linha de 45° seguido por meio out-side snap e 5/8 de loop positivo, ou um inside snap na vertical saindo voando no topo. As expectativas para o desempenho da aeronave são otimistas e deverão ser comprovadas na próxima etapa do campeonato brasileiro em Ponta Grossa - 17 de março de 2003.
Maiores detalhes