O projeto da aeronave CEA-308 teve início no primeiro semestre de 1999, como assunto de um trabalho de graduação do aluno Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira, tendo o professor Cláudio Barros como orientador.
A filosofia básica que dirigiu este projeto se formou da associação do conceito de solução mínima com a busca de soluções simples. Desta forma, durante todo o projeto, procurou-se por soluções que minimizassem o tamanho da aeronave e ao mesmo tempo não gerassem dificuldades de construção, operação e manutenção. Diversas configurações foram analisadas, variando posição do motor, das asas e das empenagens e do trem de pouso. Priorizando a simplicidade construtiva e a experiência do Centro de Estudos Aeronáuticos, optou-se pela configuração convencional para asas e empengens, com motor dianteiro e trem de pouso convencional. Atenção especial foi dada ao seu projeto aerodinâmico. Por se tratar de um projeto onde se pretende a otimização da velocidade, foram aplicados conceitos modernos de minimização de arrasto.
A construção do protótipo da aeronave CEA-308 teve seu início em janeiro do ano 2000. A primeira etapa foi a confecção das ferragens de comando as quais foram executadas em aço 4130 e USISTAR470 soldadas a oxi-acetileno. Após a confecção de todas as ferragens de comandos iniciou-se a construção da fuselagem. a qual foi fabricada com um processo misto envolvendo madeira e fibra de vidro. Inicialmente montou-se uma estrutura de madeira formada por cavernas e tensores. Sobre esta estrutura são aplicadas placas de espuma de poliestireno extrudado. Esta espuma é lixada de forma a se obter a forma final desejada, e sobre esta são aplicadas as camadas de fibra de vidro, formando o revestimento trabalhante. Durante a construção da fuselagem, outros detalhes tiveram de ser levados em consideração, dentre eles a construção das empenagens horizontal e vertical, a instalação dos comandos internos à fuselagem e a confecção e instalação das pernas do trem de pouso e da bequilha, fabricada com fibras uni-direcionais de vidro. Terminada a estrutura básica da fuselagem, iniciou-se três tarefas paralelas: a confecção do capô do motor, do canopy e das longarinas da asa. O canopy, em particular, devido a sua forma de difícl fabricação, teve de ser fabricado pela empresa DAN-PLAS na cidade de São Paulo.
A longarina da asa, em caixão de madeira freijó foi fabricada sob a orientação do Prof. Rogério P. Ribeiro, especialista neste tipo de construção. Após a montagem das longarinas e das nervuras, fabricadas em compensado naval, iniciou-se a montagem dos sistemas internos da asa, comandos, tanques de combustível, linhas de combustível, etc. Após esta etapa procedeu-se da mesma forma que na fuselagem, aplicando-se espuma e fibra de vidro. Após a laminação do revestimento de toda a aeronave iniciou-se o processo de instalação do motor e seus sistema e dos instrumentos de vôo. Devido a experiência adquirida durante o amadurecimento do protótipo da aeronave CB-9 Curumim, optou-se pela utilização de um motor ROTAX 532 de 64 hp para a execução dos primeiros vôos de teste. Posteriormente será instalado um motor HIRTH 3701 de 100hp na aeronave CEA-308 possibilitando que a mesma atinja a marca de 400km/h em vôo nivelado. Os instrumentos de vôo foram montados em um painel sobre a longarina da aeronave. Neste painel encontra-se: altímetro, velocímetro, acelerômetro, tacômetro, e indicador de temperatura da água de arrefecimento, dos gases de escape e da cabeça do cilindro do motor.
Veja a página oficial do Projeto CEA-308: www.demec.ufmg.br/cea/cea308
Dados Técnicos
Envergadura | 5.76 m | Carga alar | 63 kgf/m2 |
Comprimento | 4.86 m | Velocidade de cruzeiro | 307 km/h |
Área Alar | 4.74 m2 | Velocidade de estol | 85 km/h |
Alongamento | 7.00 | Razão de Subida | 6.67 m/s |
Peso Vazio | 205 kgf | Dist. Pouso | 500 m |
Peso Total | 300 kgf | Dist. Decolagem | 400 m |
Imagens