Escolha do Ajuste

Eixos para Rolamentos Radiais

Condições

Exemplos

Diâmetro de Eixo em mm

Tolerância

Observações

Rolamentos de Esferas

Rolamentos de Rolos Cilíndricos e de Rolos Cônicos

Rolamentos Auto-compensadores de Rolos

Rolamentos com Furo Cilíndrico

O anel interno deve poder mover-se facilmente no eixo

Rodas em eixo estacionário

Todos os diâmetros

g6

 

O anel interno não precisa mover-se facilmente no eixo

Polias esticadoras, polias de gorne

h6

Carga leves e variáveis

Aparelhos elétricos, máquinas-ferramenta, bombas, ventiladores, vagonetes

18

---

---

h5

Para aplicações de alta precisão, principalmente quando são usados rolamentos com precisão maior que a normal, recomenda-se j5,k5 e m5 ao invés de j6,k6 e m6

(18)- - -100

40

40

j6

(100)- - -200

(40)- - -140

(40)- - -100

k6

---

(140)- - -200

(100)- - -200

m6

Carga normais e pesadas

Aplicações em geral, motores elétricos, turbinas, bombas, motores de combustão, engrenagens, máquinas para trabalhar madeira

18

---

---

j5

Para rolamentos de rolos cônicos, pode-se em geral usar k6 e m6 ao invés de k5 e m5 respectivamente, pois na aplicação deste tipo de rolamento não é nessessário considerar a diminuição da folga interna

(18)- - -100

40

40

k5

(100)- - -140

(40)- - -100

(40)- - -65

m5

(140)- - -200

(100)- - -140

(65)- - -100

m6

(200)- - -280

(140)- - -200

(100)- - -140

n6

---

(200)- - -400

(140)- - -280

p6

---

---

(280)- - -500

r6

---

---

> 500

r7

Cargas pesadas e cargas de choque em severas condições de trabalho

Caixas de graxa para locomotivas e outros veículos pesados sobre trilhos, motores de tração

---

(50)- - -140

(50)- - -100

n6

Devem ser usados rolamentos com folga maior que a normal

---

(140)- - -200

(100)- - -140

p6

---

---

(140)- - -200

r6

---

---

(200)- - -500

r7

Carga axial pura

Aplicações de toda espécie

Todos os diâmetros

j6

 

Rolamentos com furo cônico e bucha cônica

Cargas de toda espécie

Aplicações em geral, caixas de graxa para veículos sobre trilhos

Todos os diâmetros

h9/IT5

As denominações IT5 e IT7 apostas ao símbolo de tolerância significam que os desvios da forma geométrica de eixo, como ovalização e conicidade, não devem ultrapassar o 5 e o 7 graus de tolerância respectivamente

Transmissões

h10/IT7

LABORATÓRIO DE PROJETOS MECÂNICOS

 

 

Eixos para Rolamentos Axiais

Condições

Diâmetro do eixo em mm

Tolerância

Carga axial pura

Todos os diâmetros

J6

Carga combinada sobre rolamentos axias auto-compesadores de rolos

Carga fixa sobre o anel de eixo

Todos os diâmetros

J6

Carga rotativa sobre o anel de eixo ou direção de carga indeterminada

200

k6

(200)- - -400

m6

> 400

n6

LABORATÓRIO DE PROJETOS MECÂNICOS

Tolerância Para Eixos

Limites em milésimos de milímetro

Diâmetro nominal do eixo mm

g6

h6

h5

j5

j6

k5

k6

m5

Acima de

Até e incl.

superior

inferior

superior

inferior

superior

inferior

superior

Inferior

superior

inferior

superior

inferior

superior

inferior

superior

inferior

3

6

-4

-12

0

-8

0

-5

+4

-1

+7

-1

---

---

---

---

---

---

6

10

-5

-14

0

-9

0

-6

+4

-2

+7

-2

+7

+1

+10

+1

---

---

10

18

-6

-17

0

-11

0

-8

+5

-3

+8

-3

+9

+1

+12

+1

---

---

18

30

-7

-20

0

-13

0

-9

+5

-4

+9

-4

+11

+2

+15

+2

+17

+8

30

50

-9

-25

0

-16

0

-11

+6

-5

+11

-5

+13

+2

+18

+2

+20

+9

50

80

-10

-29

0

-19

0

-13

+6

-7

+12

-7

+15

+2

+21

+2

+24

+11

80

120

-12

-34

0

-22

0

-15

+6

-9

+13

-9

+18

+3

+25

+3

+28

+13

120

180

-14

-39

0

-25

0

-18

+7

-11

+14

-11

+21

+3

+28

+3

+33

+15

180

250

-15

-44

0

-29

0

-20

+7

-13

+16

-13

+24

+4

+33

+4

+37

+17

250

315

-17

-49

0

-32

0

-23

+7

-16

+16

-16

+27

+4

+36

+4

+43

+20

315

400

-18

-54

0

-36

0

-25

+7

-18

+18

-18

+29

+4

+40

+4

+46

+21

400

500

-20

-60

0

-40

0

-27

+7

-20

+20

-20

+32

+5

+45

+5

+50

+23

Ajuste do anel interno no eixo

Ajuste deslizante

Ajuste aderente

Ajuste aderente forçado

Ajuste forçado

Ajuste prensado

LABORATÓRIO DE PROJETOS MECÂNICOS

 

Diâmetro nominal do eixo mm

m6

n6

p6

r6

r7

h9*

IT5

h10*

IT7

Acima de

Até e incl.

Superior

Inferior

superior

Inferior

superior

inferior

superior

Inferior

superior

inferior

superior

inferior

superior

Inferior

10

18

---

---

---

---

---

---

---

---

---

---

0

-43

8

0

-70

18

18

30

+21

+8

+28

+15

---

---

---

---

---

---

0

-52

9

0

-84

21

30

50

+25

+9

+33

+17

+42

+26

---

---

---

---

0

-62

11

0

-100

25

50

80

+30

+11

+39

+20

+51

+32

---

---

---

---

0

-74

13

0

-120

30

80

120

+35

+13

+45

+23

+59

+37

---

---

---

---

0

-87

15

0

-140

35

120

140

+40

+15

+52

+27

+68

+43

+88

+63

---

---

0

-100

18

0

-160

40

140

160

+40

+15

+52

+27

+68

+43

+90

+65

---

---

0

-100

18

0

-160

40

160

180

+40

+15

+52

+27

+68

+43

+93

+68

---

---

0

-100

18

0

-160

40

180

200

+46

+17

+60

+31

+79

+50

+106

+77

---

---

0

-115

20

0

-185

46

200

225

+46

+17

+60

+31

+79

+50

+109

+80

+126

+80

0

-115

20

0

-185

46

225

250

+46

+17

+60

+31

+79

+50

+113

+84

+130

+84

0

-115

20

0

-185

46

250

280

+52

+20

+66

+34

+88

+56

+126

+94

+146

+94

0

-130

23

0

-210

52

280

315

+52

+20

+66

+34

+88

+56

+130

+98

+150

+98

0

-130

23

0

-210

52

315

355

+57

+21

+73

+37

+98

+62

+144

+108

+165

+108

0

-140

25

0

-230

57

355

400

+57

+21

+73

+37

+98

+62

+150

+114

+171

+114

0

-140

25

0

-230

57

400

450

+63

+23

+80

+40

+108

+68

+166

+126

+189

+126

0

-155

27

0

-250

63

450

500

+63

+23

+80

+40

+108

+68

+172

+132

+195

+132

0

-155

27

0

-250

63

Ajuste do anel interno no eixo

Ajuste prensado

Ajuste com forte pressão

Estas tolerâncias são usadas para rolamentos com bucha de fixação ou bucha de desmontagem

LABORATÓRIO DE PROJETOS MECÂNICOS

* ) Na aplicação das tolerâncias h9 e h10 para rolamentos com buchas de fixação ou de desmontagem, a ovalização do eixo, conicidade etc., não devem ser superiores a IT5 e IT7 respectivamente.

Obs: Dados de referência obtidos na literatura para fins didáticos.